Estresse no Trabalho

Categoria dos serviços da psicóloga: tcc,terapia cognitivo comportamental
Estresse no trabalho

Por que o estress no trabalho é prejudicial?

O trabalho ocupa um papel central na vida das pessoas e é um fator relevante na formação da identidade e na inserção social. Considera-se que o bem-estar adquirido pelo equilíbrio entre as expectativas em relação à atividade profissional e à concretização dos objetivos individuais é um dos fatores que constituem a qualidade de vida.

Uma relação satisfatória com a atividade de trabalho é fundamental para o desenvolvimento nas diferentes áreas da vida humana. E esta relação depende, em grande escala, dos suportes afetivos e sociais que os indivíduos recebem durante seu percurso profissional.

A tensão e a sobrecarga no trabalho, especialmente se este inclui um alto nível de responsabilidade, são fatores que muitos profissionais enfrentam e que inevitavelmente podem levá-los a desencadear um quadro de estresse no trabalho.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para atendimento de terapia cognitivo comportamental? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

O que é o estresse

O estresse é uma reação fisiológica do organismo, onde um mecanismo de defesa ocorre quando o indivíduo precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional ou físico. Esse fenômeno desencadeia a reação de “luta ou fuga”: o coração dispara, o sangue irriga os músculos, os sentidos ficam mais aguçados e o organismo se prepara recebendo vários componentes químicos para ajudá-lo a enfrentar um momento específico. Isto acontece desde os tempos dos homens das cavernas que, diante de um perigo, o organismo se prepara, há o aumento da produção de adrenalina e isso o impulsiona a tomar atitudes para que sua sobrevivência seja preservada.

Como a psicoterapia pode diminuir seu estresse no trabalho

A psicoterapia pode ajuda-lo a aprender meios de lidar com o seu estresse, medo e ansiedade de modo que mesmo nos piores momentos o organismo não entre em colapso. Uma maneira importante para compreender melhor esse momento que vivencia atualmente é ficar atento se este estresse está sendo causado por problemas externos como situações do seu dia-a-dia ou internos como a ansiedade, pessimismo, padrões de comportamento, pensamentos disfuncionais etc. Pois o “gatilho” que faz você ter essas sensações acompanhadas de muito desconforto precisa ser consciente.

Ao analisar o comportamento, a emoção e o pensamento do indivíduo, o psicólogo auxilia o seu paciente no desenvolvimento de habilidades e manejos adequados para o enfrentamento dessa problemática.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
Google+ por Thaiana Brotto

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *