Estresse é um problema?

Estresse é um problema

A vida moderna é cheia de frustrações, prazos e exigências. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um modo de vida. Você pode notar sintomas de estresse ao disciplinar seus filhos, durante os horários de pico no trabalho, na gestão de suas finanças, ou quando lida com um relacionamento difícil.

O estresse pode estar em todos os lugares e situações. No entanto, o estresse nem sempre faz mal – psicólogos acreditam que pode até ser benéfico. Ter uma crise de estresse dentro de sua zona de conforto pode ajudá-lo a trabalhar sob pressão, motivá-lo a fazer o seu melhor, e até mesmo mantê-lo seguro quando algum perigo se aproxima.

Mas quando o estresse torna-se incontrolável, este pode prejudicar a sua saúde, humor, relacionamentos e qualidade de vida.

O primeiro passo para controlar o estresse é conhecer seus sintomas. Mas reconhecer os sintomas do estresse pode ser mais difícil do que você pensa. A maioria das pessoas estão tão acostumadas que muitas vezes não sabem que estão estressadas até chegarem ao seu ápice – quando passam a notar que estão sendo prejudicadas em algum sentido.

O que é estresse?

Estresse é a resposta do seu organismo a qualquer situação de perigo, pressão ou ameaça. Quando algum destes eventos se apresenta, o sistema nervoso reage liberando uma descarga de hormônios como a adrenalina e o cortisol, que por sua vez avisam o corpo de que é preciso tomar uma atitude urgente.

O coração acelera, os músculos contraem, a pressão sanguínea aumenta, a respiração fica ofegante e seus sentidos se tornam mais aguçados. Estas mudanças físicas ocorrem para aumentar a sua força e resistência, e melhorar a sua velocidade de reação.

Em períodos curtos, o estresse ajuda a manter o foco, a energia e o estado de alerta. Além disso, o estresse pode impulsionar o indivíduo a enfrentar desafios. Porém, ao atravessar a sua zona de conforto, o estresse deixa de ser útil e pode começar a causar grandes danos à sua mente e corpo.

Consequências do estresse não tratado

O sistema nervoso autônomo do corpo muitas vezes falha em distinguir entre estressores diários e eventos que apresentam risco de vida. Se você está estressado sobre uma discussão com um amigo, um engarrafamento no seu trajeto para o trabalho, ou uma pilha de contas, por exemplo, seu corpo ainda pode reagir como se você estivesse enfrentando uma situação de vida ou morte.

Quando você experimenta repetidamente a reação física (descrita no tópico anterior) do estresse em sua vida diária, este pode elevar a sua pressão arterial, suprimir o seu sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, acelerar o processo de envelhecimento e deixá-lo vulnerável a uma série de distúrbios mentais e emocionais.

Muitos problemas de saúde são causados ou exacerbados pelo stress, incluindo:

Conheça cada um de nós lendo nosso perfil individual em psicólogos sp. Você poderá também ver os horários disponíveis e agendar sua consulta ou ainda solicitar que a nossa secretária ligue para você.

• Dores crônicas
  • Doenças cardíacas
  • Problemas digestivos
  • Perturbações do sono
  • Depressão
  • Perda ou ganho de peso
  • Doenças autoimunes
  • Reações cutâneas como o eczema

Sintomas do estresse

A tabela a seguir lista alguns dos sinais e sintomas comuns do estresse crônico.

Sintomas Cognitivos

• Perda de memória
  • Falta de concentração
  • Pessimismo
  • Ansiedade
  • Preocupação excessiva

Sintomas Emocionais

• Alterações de humor
  • rritabilidade
  • Agitação
  • Sensação de sobrecarga
  • Depressão ou tristeza

Sintomas Físicos

• Dores
  • Constipação ou diarreia
  • Náuseas e/ou tonturas
  • Dores no peito
  • Perda de libido
  • Gripes e resfriados constantes

Sintomas Comportamentais

• Perda de apetite ou compulsão
  • Insônia ou sono excessivo
  • Procrastinação e fuga de responsabilidades
  • Abusar de álcool, cigarros e drogas para relaxar
  • Manias de nervosismo (roer unhas, arrancar cabelos, etc)

É preciso ressaltar que estes sintomas também podem ser causados por outras condições psicológicas ou médicas.

Tratamento e controle do estresse

Se você ou alguém muito próximo está sobrecarregado por conta do estresse, é importante procurar um médico, para descartar outras condições físicas que possam estar causando os sintomas do estresse.

Caso tudo esteja em ordem, entre em contato com um psicólogo para conversar e programar um tratamento que aliviará de vez os sintomas do estresse.

Além disso, o psicólogo irá identificar os comportamentos e situações que contribuem para o aumento no seu nível de estresse, e ajudá-lo a fazer mudanças para que você volte a ter controle sobre os mesmos. Procurar o aconselhamento psicológico é a melhor maneira de gerenciar o estresse de forma eficaz.

• O que é Procrastinação

O que é Procrastinação - Psicoterapia
    Procrastinar tornou-se um problema para diversas pessoas da sociedade, mas é possível melhorar com ajuda da terapia comportamental. Acesse e saiba mais.

Tratamento para TOC – Transtorno obsessivo compulsivo
    Entenda o que é o TOC - Transtorno obsessivo compulsivo e veja as formas mais comuns de tratamento. Texto da psicóloga do consultório Psicólogos Berrini.

Cansaço mental
    Com rotinas estressantes, corridas, cheias de compromissos e pressões, nossas mentes estão ficando esgotadas. Saiba o que pode ser feito quando houver cansaço mental