Controlar a Ansiedade

Controlando a Ansiedade

Ansiedade ou “friozinho na barriga”?

Um número muito grande de pessoas procuram os consultórios de psicologia trazendo como queixa principal os sintomas de ansiedade para justificar todo o sofrimento psíquico que vêm enfrentando.

A ansiedade tem sido definida, de maneira geral, como um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico, que guarda relação com o medo. O conflito se instala quando o medo transita de real para imaginário e, ao ser investigado com mais critério, chega-se a conclusão que ele é fruto da imaginação do indivíduo. Por outro lado, é necessário pontuar que a ansiedade não é apenas um fenômeno patológico, pois ela também está presente no ciclo de vida do ser humano e contempla algumas fases do desenvolvimento.

A ansiedade normal a que me refiro, muito conhecida pelas pessoas como “friozinho na barriga” é inerente à condição humana e elemento importante porque promove mudanças ao permitir que as pessoas entrem em contato com um universo novo e desconhecido.

A ansiedade define-se enquanto fenômeno clínico quando implicar em um comprometimento ocupacional do indivíduo, impedindo o andamento de suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas e quando envolver um grau de sofrimento considerado como significativo. Àqueles que se encontram nesse estágio, recomendo o auxílio de um profissional, pois o processo terapêutico buscará compreender a função desses comportamentos que geram ansiedade e as consequências que os mantém, uma vez que comportamentos são aprendidos ao longo da história de vida das pessoas, além de permitir um manejo mais adequado das variáveis a fim de promover mudanças comportamentais e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

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Se comportamentos são aprendidos, porque não modificá-los?

Como controlar a ansiedade

A ansiedade pode ser controlada com algumas ações que causam alívio e retomada de controle dos pensamentos. A primeira delas é a tentativa de controlar os pensamentos negativos que inundam nossas mentes e que nos fazem ter sensações desagradáveis. A yoga e a meditação, por exemplo, são excelentes formas de aprender a controlar nosso fluxo de pensamento. Praticar exercícios físicos e atividades de lazer, principalmente ao ar livre, também são ótimos métodos para reequilibrar a mente, além de nos ajudar a dormir melhor.

Pequenas mudanças nos hábitos diários, como diminuir a carga de trabalho ou trocar de emprego, se alimentar melhor e passar mais tempo com a família e os amigos, também geram excelentes resultados.

No entanto, muitas pessoas que sofrem desse estado não conseguem colocar essas mudanças em prática por causa do efeito paralisante que a ansiedade causa. Se esse for o seu caso, procurar o suporte de um psicólogo é o primeiro passo. O profissional vai ajudá-lo a descobrir quais são as origens do seu quadro e a colocar em ação um plano de tratamento para atenuá-lo.

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Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

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