TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada
Entenda o que é e como tratá-lo
Sentir-se ansioso de vez em quando é normal, principalmente se sua vida anda bastante atribulada ou estressante.
No entanto, quando a ansiedade começa a interferir nas atividades do seu dia a dia e você não consegue controlá-la, pode ser sinais de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é geralmente caracterizado quando a pessoa se sente persistentemente e excessivamente preocupada e tensa sobre várias coisas do seu dia a dia, geralmente esperando sempre pelo pior, mesmo quando não há razões evidentes para preocupação.
As preocupações – geralmente sobre dinheiro, família, saúde e trabalho – são diárias e as vezes duram o dia todo, interferindo nas atividades sociais, no trabalho e família.
Às vezes, apenas o fato de pensar em começar o dia já produz a ansiedade.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada aparece gradualmente durante o ciclo de vida, porem há maior risco de surgimento entre a infância e a meia idade.
Embora as causas exatas da TAG sejam desconhecidas, há evidências de que fatores biológicos, algumas experiências de vida e contexto familiar tenham bastante influência.
Os sintomas físicos mais frequentes do Transtorno de Ansiedade Generalizada são os seguintes:
- Dificuldades para dormir;
- Dificuldade de concentração;
- Tensão e dores musculares;
- Sentir-se sempre preocupado;
- Fadiga;
- Cansaço;
- Irritabilidade;
- Dores no estômago.
Tratamento para Transtorno de Ansiedade Generalizada
O tratamento mais comum para a TAG inclui:
- Psicoterapia (geralmente se indica a terapia Comportamental ou Cognitiva): alguns psicólogos do consultório atuam nessa abordagem, conheça-os clicando em psicólogos;
- Medicação: prescrito por um médico psiquiatra (se você não tem ou não conhece nenhum psiquiatra, peça ajuda ao seu psicólogo para lhe orientar a encontrar algum).
Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir sua ansiedade, tais como fazer exercício regularmente, usar técnicas de relaxamento e diminuir a quantidade de cafeína e álcool que você consome.
Os Psicólogos
Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.
Mas é aderindo ao tratamento combinado de psicoterapia e medicação que muitas pessoas se tornarão capazes de controlar seus níveis de ansiedade.
Geralmente o paciente começa e perceber a diminuição dos sintomas físicos no médio prazo após dar início ao tratamento, ainda que isso varie de pessoa para pessoa.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse
Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse ? Com a ajuda de um psicólogo, a leitura pode ser uma aliada no combate à ansiedade.
Principais diferenças entre preocupação e ansiedade
Muitas pessoas confundem e algumas não conhecem as diferenças entre preocupação e ansiedade. Algumas situações precisam do acompanhamento de um psicólogo.
Agorafobia
Agorafobia é um tipo de ansiedade misturada com sindrome do pânico. Leia o texto em que a psicóloga explica seu significado, causas, sintomas e tratamento.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.