TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

Categoria dos serviços da psicóloga: ansiedade
Tratamento para TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

Entenda o que é e como tratá-lo

Sentir-se ansioso de vez em quando é normal, principalmente se sua vida anda bastante atribulada ou estressante.

No entanto, quando a ansiedade começa a interferir nas atividades do seu dia a dia e você não consegue controlá-la, pode ser sinais de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.

Valor Consulta Psicóloga Renata

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é geralmente caracterizado quando a pessoa se sente persistentemente e excessivamente preocupada e tensa sobre várias coisas do seu dia a dia, geralmente esperando sempre pelo pior, mesmo quando não há razões evidentes para preocupação.

As preocupações – geralmente sobre dinheiro, família, saúde e trabalho – são diárias e as vezes duram o dia todo, interferindo nas atividades sociais, no trabalho e família.

Às vezes, apenas o fato de pensar em começar o dia já produz a ansiedade.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada aparece gradualmente durante o ciclo de vida, porem há maior risco de surgimento entre a infância e a meia idade.

Embora as causas exatas da TAG sejam desconhecidas, há evidências de que fatores biológicos, algumas experiências de vida e contexto familiar tenham bastante influência.

Os sintomas físicos mais frequentes do Transtorno de Ansiedade Generalizada são os seguintes:

Tratamento para Transtorno de Ansiedade Generalizada

O tratamento mais comum para a TAG inclui:

• Psicoterapia (geralmente se indica a terapia Comportamental ou Cognitiva): alguns psicólogos do consultório atuam nessa abordagem, conheça-os clicando em psicólogos;
  • Medicação: prescrito por um médico psiquiatra (se você não tem ou não conhece nenhum psiquiatra, peça ajuda ao seu psicólogo para lhe orientar a encontrar algum).

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir sua ansiedade, tais como fazer exercício regularmente, usar técnicas de relaxamento e diminuir a quantidade de cafeína e álcool que você consome.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Mas é aderindo ao tratamento combinado de psicoterapia e medicação que muitas pessoas se tornarão capazes de controlar seus níveis de ansiedade.

Geralmente o paciente começa e perceber a diminuição dos sintomas físicos no médio prazo após dar início ao tratamento, ainda que isso varie de pessoa para pessoa.

Dificuldade de concentração
    Você tem milhões de coisas para fazer, mas a concentração não vem, o tempo passa e ansiedade e dispersão ficam cada vez maiores. Veja o que fazer se você tem dificuldade de concentração.

Agorafobia
    Agorafobia é um tipo de ansiedade misturada com sindrome do pânico. Leia o texto em que a psicóloga explica seu significado, causas, sintomas e tratamento.
  • Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse

Leitura para Ansiedade e Estresse
    Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse ? Com a ajuda de um psicólogo, a leitura pode ser uma aliada no combate à ansiedade.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.