TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

Categoria dos serviços da psicóloga: ansiedade
TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada

Entenda o que é e como tratá-lo

Sentir-se ansioso de vez em quando é normal, principalmente se sua vida anda bastante atribulada ou estressante. No entanto, quando a ansiedade começa a interferir nas atividades do seu dia a dia e você não consegue controlá-la, pode ser sinais de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada é geralmente caracterizado quando a pessoa se sente persistentemente e excessivamente preocupada e tensa sobre várias coisas do seu dia a dia, geralmente esperando sempre pelo pior, mesmo quando não há razões evidentes para preocupação.

As preocupações – geralmente sobre dinheiro, família, saúde e trabalho – são diárias e as vezes duram o dia todo, interferindo nas atividades sociais, no trabalho e família. Às vezes, apenas o fato de pensar em começar o dia já produz a ansiedade.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de ansiedade? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada aparece gradualmente durante o ciclo de vida, porem há maior risco de surgimento entre a infância e a meia idade. Embora as causas exatas da TAG sejam desconhecidas, há evidências de que fatores biológicos, algumas experiências de vida e contexto familiar tenham bastante influência.

Os sintomas físicos mais frequentes do Transtorno de Ansiedade Generalizada são os seguintes:

  • Dificuldades para dormir
  • Dificuldade de concentração
  • Tensão e dores musculares
  • Sentir-se sempre preocupado
  • Fadiga
  • Cansaço
  • Irritabilidade
  • Dores no estômago

Tratamento para Transtorno de Ansiedade Generalizada

O tratamento mais comum para a TAG inclui:

  • Psicoterapia (geralmente se indica a terapia Comportamental ou Cognitiva): alguns psicólogos do consultório atuam nessa abordagem, conheça-os clicando em psicologos;
  • Medicação: prescrito por um médico psiquiatra (se você não tem ou não conhece nenhum psiquiatra, peça ajuda ao seu psicólogo para lhe orientar a encontrar algum).

Há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir sua ansiedade, tais como fazer exercício regularmente, usar técnicas de relaxamento e diminuir a quantidade de cafeína e álcool que você consome.

Mas é aderindo ao tratamento combinado de psicoterapia e medicação que muitas pessoas se tornarão capazes de controlar seus níveis de ansiedade. Geralmente o paciente começa e perceber a diminuição dos sintomas físicos no médio prazo após dar início ao tratamento, ainda que isso varie de pessoa para pessoa.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Outros textos que podem lhe interessar


  • Controlar a Ansiedade

    Transtorno ou “friozinho na barriga”?


  • TAG

    Transtorno de Ansiedade Generalizada


  • Dificuldade de concentração

    A dificuldade de se concentrar nas tarefas cotidianas e a frustração por não conseguir completá-las incomodam desde crianças até adultos

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
Google+ por Thaiana Brotto

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.