Conheça os benefícios do autoconhecimento

Conheça os benefícios do autoconhecimento

Poucos dão conta dos benefícios simples, mas muito importantes que o autoconhecimento pode proporcionar para a vida. Este verdadeiro mergulho ao interior de si mesmo permite uma reflexão sobre os padrões deixados por nossos familiares e outras pessoas com quem interagimos durante o nosso desenvolvimento. Por que temos certas reações diante de situações específicas? De que forma nos tornamos capazes de fazer escolhas mais conscientes e, consequentemente, mais acertadas? Estas respostas são mais fáceis de ser alcançadas durante uma terapia com um psicólogo.

Ambiente impõe padrões

Todos somos capazes e temos recursos internos e energias dentro de nós. No entanto, temos também as referências que ideias estabelecidas e estipuladas pela sociedade nos impõem. Por isso, às vezes, perdemos nossa individualidade e identidade, e vamos, assim, perdendo também nossa essência. O desconhecimento sobre nós mesmos ocorre devido aos condicionamentos sociais e culturais e aos modelos mentais impostos pelo ambiente em que vivemos.

O objetivo de começar um processo de autoconhecimento é ampliar a consciência. Quando bem encaminhada, são muitos os benefícios dessa prática, principalmente no que se refere aos processos de mudança emocional, aos quais estamos tão vulneráveis durante toda a nossa existência. Não se muda aquilo que não se conhece. Daí a importância de realizar um trabalho que garanta o autoconhecimento.

E o que acontece quando não buscamos o autoconhecimento? As consequências são bem negativas. Quem não conhece a si mesmo não tem clareza para saber o que gosta realmente e o que deseja para sua vida. Para estas pessoas, uma simples decisão é capaz de se tornar um tormento, trazendo até mesmo doenças físicas e emocionais. Por outro lado, o trabalho de autoconhecimento torna problemas antes insolúveis em questões muito mais simples de serem administradas. As decisões se tornam mais rápidas e fáceis, promovendo uma qualidade de vida bem maior.

Benefícios do autoconhecimento

Diante disso, as pessoas tendem cada vez mais a procurar novas sensações que as façam se sentir bem, completas, felizes e realizadas. Por isso, o autoconhecimento é tão importante. É por meio desse processo que conseguimos enxergar a nós mesmos, a nos educar, aceitar a nós próprios e a aprender coisas novas. O psicólogo está apto a nos capacitar para este exercício, que pode nos trazer muitos benefícios, entre eles:

  • Reagir de forma diferente a certas situações da nossa vida;
  • Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
  • Descobrir nossa própria vocação, seja ela profissional ou pessoal;
  • Deixar de ter medo das coisas e das pessoas;
  • Sentir mais confiança em si mesmo e no outros;
  • Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
  • Conhecer e entender melhor os outros;
  • Aceitar as pessoas como elas são;
  • Respeitas os diferentes;
  • Valorizar as próprias competências e habilidades;
  • Desenvolver o amor por si mesmo;
  • Fortalecer a autoestima.

Esta busca no nosso interior pode se tornar um pouco difícil, mas quando conseguimos encontrar nossa real personalidade, nos sentimos mais felizes e satisfeitos. Isto traz resultados positivos para o nosso dia a dia, para a forma com que lidamos com nossos problemas e até mesmo para as pessoas que vivem ao nosso redor.

Nesta viagem, também encontramos pontos negativos, fraquezas e frustrações, mas estes são trabalhados durante uma terapia com psicólogo. E desta forma, nos transformando em pessoas mais confiantes e capazes de realizar desejos e alcançar nossos sonhos.

Autora: Thaiana F. Brotto(Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.